Home / Tecnologias / Potabilização

Potabilização - Abastecimento Público e Processo Industrial

A TRATECO, S.A. projecta, fornece e instala potabilizadoras em unidades compactas e modulares, com fabricação por empresa certificada. A ampla gama de modelos disponíveis permite a adaptação às necessidades de abastecimento de qualquer agregado populacional.

     

 

Caudal máximo admissível para uma única unidade dependendo das características de qualidade da água a tratar

 

A INSTALAÇÃO DE VÁRIOS MÓDULOS
PERMITE COBRIR GRANDES POPULAÇÕES

O processo de tratamento destas potabilizadoras é baseado na eliminação de sólidos em suspensão, com filtração em leito de sílex e lavagem em contínuo. A preparação da água para a filtração é conseguida juntando unicamente uma pequena dose de floculante. A desinfecção da água realiza-se por adição de cloro. Para as águas de maior complexidade, previamente à filtração, podem adicionar-se processos como a decantação ou oxidação.

As potabilizadoras compactas CP permitem cobrir pequenas populações, reduzindo o prazo de implantação e a obra civil. Estes módulos albergam todos os equipamentos necessários: caudalímetro, dosagem de floculante e cloro, quadro eléctrico, compressor de ar e quadro de regulação pneumática.

Os módulos M permitem cobrir as necessidades de qualquer população, sendo muito fácil qualquer ampliação. Os equipamentos principais instalam-se em edifício coberto e os módulos podem ser colocados no interior de edifícios ou à intempérie, totalmente em superfície ou semi-enterrados, o que permite a entrada da água por gravidade, pelo que não precisa de pressão para o funcionamento da filtração.

Os equipamentos integrantes deste processo são de elevada qualidade, garantindo uma longa vida útil e baixos custos de manutenção. Os filtros são construídos em P.R.F.V. com estrutura interna em aço, permitindo a sua instalação à intempérie durante muitos anos. As tubagens e elementos em contacto com a água são em aço inoxidável AISI-316-L.